Produtividade no trabalho: saiba como reconhecer uma equipe sobrecarregada

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Produtividade no trabalho: saiba como reconhecer uma equipe sobrecarregada

A produtividade no trabalho está intimamente ligada à satisfação dos funcionários com suas funções. Quando eles se sentem esgotados pelo fluxo de afazeres, ficam frustrados. Ao realizar tarefas desse modo, sua capacidade de produção é reduzida.

Quer entender mais sobre como esse problema afeta a saúde da empresa a longo prazo? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Fique conosco e descubra como reconhecer que sua equipe está sobrecarregada!

Como uma equipe sobrecarregada tem sua produtividade no trabalho reduzida

O estresse, a pressão psicológica para dar conta de tudo e o cansaço geram momentos de falta de atenção e desmotivação para realizar o seu trabalho. Desse modo, a produtividade é diretamente afetada, já que o colaborador passa a operar em capacidade reduzida, diminuindo a velocidade e a qualidade com que desempenha suas funções.

Como identificar se o time está sobrecarregado

Ficou claro que um time sobrecarregado tem sua produtividade afetada e desempenho prejudicado a longo prazo. Mas, afinal, como o gestor pode identificar quando sua equipe tem excesso de trabalho? É o que vamos esclarecer neste tópico!

Identifique indícios de insatisfação

Uma das primeiras coisas a ser afetada pelo acúmulo exacerbado de tarefas é a motivação do funcionário. A fadiga que ocorre pelo esgotamento de energias impede que ele se sinta empolgado executando suas funções. Portanto, repare se o colaborador parece insatisfeito com a realização dos seus afazeres.

Fique atento à procrastinação

Engana-se quem pensa que procrastinar é unicamente um problema de gestão do tempo. Quando um membro da equipe deixa suas tarefas para serem feitas de última hora, ele demonstra que não quis encarar aqueles afazeres anteriormente.

Logo, pode-se concluir que ou o funcionário sentiu insatisfação em executar trabalho, estava com tanto acúmulo que não pode fazer inicialmente, ou que eu teve dificuldades para realizá-lo. Com isso, fica claro a sobrecarga que o empregado está sentindo, pois todos as hipóteses indicam que ele está desmotivado ou não dispõe de tempo para se dedicar ao exercício de suas funções.

Análise os conflitos

Quando se sentem pressionados e cansados com a quantidade de trabalho que vêm realizando, uma tendência comum dos trabalhadores é se comparar aos demais membros da equipe. A consequências dessa atitude é o surgimento de conflitos e questionamentos quanto ao desempenho dos companheiros do time. Desse modo, é importante verificar quais as causas de reclamações e brigas desse teor.

Como ajudar o time a driblar a sobrecarga

Ao perceber que seu time está enfrentando problemas de sobrecarga, o gestor deve implementar estratégias para que o problema seja sanado. Assim, o funcionário pode voltar a produzir em sua capacidade máxima, dentro dos seus limites de execução. Veja algumas dicas para auxiliar nessa tarefa!

Comunique-se

É importante que o gestor faça o acompanhamento de sua equipe de perto, utilizando-se da comunicação para descobrir e resolver problemas. Conversando abertamente com os funcionários, é possível chegar aos descontentamentos que vêm acontecendo e propor soluções úteis para restabelecer a ordem e o bem-estar.

Defina prioridades e objetivos

Algumas tarefas requerem pronta execução, enquanto outras não têm necessidade de serem realizadas imediatamente. Por isso, é preciso definir o que é prioridade e deve consumir energia e o que pode ser realizado no momento de menor fluxo.

Também é necessário estabelecer o objetivo dos afazeres. Assim, evita-se que o colaborador gaste tempo realizando etapas dispensáveis para o desenvolvimento final e para o alcance esperado.

Distribua as tarefas adequadamente

Uma empresa conta com pessoas em diferentes níveis de hierarquia de responsabilidade. No entanto, medir se suas funções podem ser demais para uma única pessoa é imprescindível. Com isso, execuções podem ser repassadas para colaboradores com maior índice de ociosidade.

Esteja atento a seus funcionários e identifique quais podem estar sobrecarregados com a quantidade de tarefas. Alterar situações como essa evita a perda de produtividade no trabalho e é indispensável para a retenção de talentos.

Este artigo trouxe informações relevantes à sua gestão de RH? Quer estar por dentro de assuntos como este para aplicar em sua empresa? Siga nossas redes sociais. Acompanhe o Facebook  e o Instagram, assim você recebe sempre nossos novos conteúdos!

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