As empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer mais qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores. Com algumas atitudes no dia a dia é possível minimizar o estresse das tarefas e melhorar o rendimento da equipe. Entre elas, temos a ginástica laboral. Você sabe o que é isso?
Ela é a prática de exercícios leves no expediente, orientada por um profissional, que tem o objetivo de aliviar e prevenir dores, além de proporcionar um momento de relaxamento e entrosamento entre os funcionários.
Quer saber mais sobre essa atividade tão interessante e que promove o bem-estar dos trabalhadores? Então continue lendo este post e confira!
Ela é realizada de acordo com o tipo de desgaste que a equipe sofre por conta da função. O fisioterapeuta ou o educador físico vai até a corporação orientar os exercícios aos funcionários. Os movimentos são leves e podem ser de alongamento e relaxamento.
A ginástica laboral tem curta duração — de 5 a 10 minutos por dia —, mas é tempo suficiente para trazer os benefícios à saúde física e mental de quem a pratica. Aliás, existem dois principais tipos:
Ela é aplicada antes ou no primeiro momento do trabalho e serve para preparar o corpo para os afazeres do cargo. Nesse caso, a ginástica laboral é feita com alongamentos que auxiliam na circulação sanguínea e na lubrificação de articulações e tendões.
Já essa é praticada no meio da jornada para aliviar as dores, diminuir a fadiga e evitar as doenças ocupacionais crônicas. É como uma pausa para o relaxamento que também ajuda a espairecer a mente e descontrair o ambiente.
A ginástica laboral previne lesões e enfermidades relacionadas às tarefas exercidas no trabalho. Com isso, ela traz diversos benefícios à saúde, como:
Resumidamente, a qualidade de vida é o quanto nos sentimos bem com a nossa rotina. Com menos dores e estresses, o funcionário tem maior contentamento.
Por ser um momento de relaxamento e descontração, os colaboradores interagem entre si fazendo com que o ambiente se torne mais leve e motivacional. Dessa forma, também beneficia o clima organizacional da empresa.
Os exercícios liberam hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Ao praticar a ginástica laboral, o funcionário se sente mais bem-disposto, aumentando a concentração nas suas tarefas.
Os benefícios não são vinculados somente aos trabalhadores que recebem a ginástica laboral. Eles também se estendem à empresa:
Com o corpo preparado e a mente mais tranquila, a produtividade e o desempenho dos funcionários aumentam. Isso faz com que a instituição tenha mais rendimento no trabalho em geral.
Um dos grandes motivos das faltas e afastamentos são doenças relacionadas à função. Como a ginástica laboral ajuda na prevenção dessas enfermidades, ela também auxilia a diminuir esses acontecimentos.
Os funcionários se sentem satisfeitos ao trabalharem para uma empresa que se preocupa com sua saúde e bem-estar. Por isso, essa é mais uma forma de reter os talentos.
A ginástica laboral é essencial para a ergonomia, a saúde e o conforto do trabalhador. Sendo assim, é uma ótima maneira de levar mais qualidade de vida aos colaboradores e obter mais produtividade e rendimento para a empresa.
Quer saber como proporcionar ainda mais satisfação para seus funcionários? Então leia o nosso post sobre os motivos para investir nos programas de qualidade de vida no trabalho!