A área de recursos humanos é dinâmica. Esse movimento se dá principalmente pela chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, bem como o andamento das teorias da administração, que apontam cada vez mais para a valorização e cuidado com as pessoas em vez de somente a cadeia produtiva. O recrutamento e seleção seguem no mesmo ritmo.
Pensando nesse assunto tão em alta, preparamos 5 tendências para se inteirar e aplicar em seus processos. Quer saber quais são elas? Veja logo a seguir!
A ideia é poder conhecer um pouco mais sobre os candidatos sem ter que marcar necessariamente uma reunião presencial. Além disso, no caso de respostas não dissertativas, as opções assinaladas podem ser constatadas como certas ou erradas de maneira automática.
Se antes o primeiro “filtro” que se fazia era a seleção de currículos, agora a aplicação de testes online aparece como mais eficiente. De acordo com o perfil esperado ou com as habilidades exigidas, a empresa contratante pode lançar um formulário com perguntas pertinentes já no processo de inscrição para a vaga.
Assim como a transformação digital está em plena ascensão, o uso de aplicações chama muita atenção quando colocados em pauta na gestão de pessoas. Justamente pela adaptabilidade às novas realidades, essa tendência surgiu como uma maneira de demonstrar inovação e perceber isso nos candidatos.
Algumas empresas contam com aplicativos próprios, mas podemos citar neste tópico também as plataformas de emprego, nas quais os negócios lançam suas oportunidades. Considerando que os smartphones são cada vez mais usados, vale a pena garantir que a seleção está presente onde os talentos estão buscando por ela.
Principalmente nas empresas que contam com unidades internacionais, o time de RH pode e deve usar ferramentas como a chamada de vídeo a fim de se aproximar dos candidatos. Essa é uma forma que traz mais rapidez ao processo, além de deixar o entrevistado em seu ambiente de conforto.
Mais um ponto positivo de fazer videoconferência com o candidato é poder compartilhar a sessão com outras pessoas. Caso recrutadores de filiais diferentes queiram fazer um processo ou uma reunião, é possível. Da mesma forma, promover uma dinâmica virtual ou um bate-papo com os outros candidatos se torna viável.
A descrição do cargo é um fator importantíssimo quando o assunto é captar e reter talentos. A primeira identificação é gerada por meio dele. Sendo assim, a inovação chegou também a esse elemento: a job description é apresentada cada vez mais por meio de mídia, principalmente vídeos.
A ideia da tendência é que os assuntos técnicos não são tão importantes, tendo prioridade a visualização do ambiente no qual o candidato quer conviver. Ao elaborar um vídeo de job description, deve-se promover todo o valor agregado que trabalhar na empresa tem para os colaboradores, exibindo o bom clima organizacional. Assim, quem vê vai querer fazer parte!
Entender as tendências globais é fundamental na preparação para as mudanças necessárias e, assim, não ficar para trás, mantendo a empresa competitiva por meio do capital humano. Dessa forma, a primeira medida essencial é que o recrutamento e seleção busque por pessoas que se identifiquem com a causa da empresa, seus valores e sua forma de estar no mercado.
O resultado dessas ações estratégicas é demonstrada na qualidade de vida e experiência do colaborador, além dos resultados da organização, concorda?
Compartilhe este post em suas redes sociais, espalhe esse conhecimento e demonstre que está por dentro do que há de melhor na sua área!